quarta-feira, 23 de abril de 2014


O cristão e o deserto.

“Eu os tirei do Egito e os levei para o deserto”
Ezequiel 20:10

Muitas vezes nos perguntamos o motivo de Deus ter nos colocado no deserto, mas eu já inicio com uma palavra de bom ânimo.
 
 
DESERTO NÃO É LUGAR DE CEMITÉRIO DE CRISTÃOS, É ESCOLA DE PROFETAS!

Nós devemos antes de esmorecer levar em consideração que grandes homens passaram pelo deserto, até o próprio Jesus Cristo passou por ele, porque nós, meros humanos não deveríamos passar?
Por mais que tenhamos a sensação de que estamos sozinhos no deserto, nós devemos nos conscientizar de que não estamos.
Deserto é uma palavra que vem do latim que significa lugar de solidão, mas Deus em nenhum momento nos abandona.
Lá é o lugar do inimigo, onde durante o dia o calor é insuportável, e as noites são frias demais, mas é nesse lugar que Deus testa a nossa fé.
Estar no deserto é cansativo, doloroso, até que chega um determinado momento que não sabemos mais como e nem para onde caminhar, e é exatamente nesse momento quando estamos firmes na Palavra que começamos a ouvir a voz de Deus e somos conduzidos pelo Espírito Santo, nos orientando de como sair daquele lugar.
Na Bíblia nós podemos constatar os grandes feitos que Deus fez no deserto, pois lá é um lugar de aperfeiçoamento, onde nossa confiança em Deus é testada, onde vemos até onde vai a nossa resistência espiritual.
Não sei qual é o seu deserto, se a vida financeira, ministerial, sentimental, na saúde, são tantos desertos que podemos atravessar.
E quando estivermos nele sentiremos sede, fome, dor, solidão, depressão, tristeza, desanimo, é um lugar onde sentiremos um extremo desconforto.
Mas tudo isso é necessário, porque em determinado momento entenderemos que precisamos somente de Deus em nossas vidas e todas as outras coisas passarão a não ter mais importância, tudo que era material, que fazia bem a nossa parte física passará a não ter mais significado nenhum, pois em meio ao silêncio a única coisa que sentiremos vontade de buscar vai ser a presença de Deus.
Ouvir a sua voz.
Ao nos tornarmos frágeis, quando percebemos que não somos autossuficientes, que não nos bastamos e que não somos nada, nós deixaremos o nosso ego, nossa vaidade, o orgulho de lado e passaremos a exercitar a nossa humildade, não porque alguém nos obrigou a sermos humildes, mas porque entendemos que sem a misericórdia de Deus não somos nada na vida, somente um grãozinho de areia perdido da imensidão de um deserto.
Algumas pessoas se perguntam se Deus fica satisfeito em nos ver sofrendo, passando por dificuldades.
Não irmãos, Ele simplesmente está nos preparando para que possamos receber as nossas bênçãos e que possamos usufruí-las de forma correta, sem que o nosso coração se corrompa.

“Pois os nossos sofrimentos leves e momentâneos estão produzindo para nós uma glória eterna que pesa mais do que todos eles.”
2 Coríntios 4:17

Deus deseja nos dar bênçãos sem medidas, nosso pai é dono de todas as riquezas, quer nos dar vida abundante, mas nem sempre é o momento certo para receber essas bênçãos.
Quando saímos do deserto só temos dois caminhos, ou ficamos firmes na rocha com o caráter moldado por cristo ou a apostasia.
Nenhum cristão sai do deserto da forma que entrou, as mudanças são visíveis, fisicamente e espiritualmente.
Vale a pena lembrar também do povo de Israel, que ficou no deserto durante 40 anos, murmurando, tentando sair daquele lugar conforme as suas vontades, ainda na prática do erro mundano, totalmente carnais, mas como a vontade de Deus é soberana, em sua infinita sabedoria Ele os manteve debaixo do seu cajado, até estarem prontos para seguir em frente.
Somos como o povo de Israel que viveu na escravidão do Egito (mundo) durante 400 anos, onde vivenciavam todos os seus costumes errados, eles precisavam se libertar dos vícios adquiridos naquela época, precisavam estar preparados para chegar à terra prometida, e assim é conosco, às vezes achamos que Deus não ouve as nossas orações, que nossas súplicas são em vão, mas as coisas acontecem no tempo de Deus e não no nosso porque não temos maturidade espiritual para recebermos as bênçãos que tanto sonhamos, corremos o risco de perdê-las, joga-las fora com facilidade e Deus não deseja isso para nós.
Assim diz a palavra do Senhor:

“Meus irmãos considerem motivo de grande alegria o fato de passarem por diversas provações,
Pois vocês sabem que a prova da sua fé produz perseverança.
E a perseverança deve ter ação completa, a fim de que vocês sejam maduros e íntegros, sem que falte a vocês coisa alguma.”
Tiago 1:2-4

Então irmãos, vamos estar atentos e vigilantes em nosso deserto, ás vezes é preciso passar por ele para iniciar a nossa vida ministerial, faça como Jesus, buscando sempre a orientação do Pai, em oração, comunhão, obediência, ao fazermos isso estamos nos preparando e dando a oportunidade para o Deus da provisão nos abençoar com grandes bênçãos.
E estejamos sempre atentos às tentações que irão surgir quando estivermos passando pelo deserto.
Satanás enviará vários banquetes e situações para duvidarmos de que Deus é em nosso favor!
Orai e vigiai!
Não vamos trocar as nossas bênçãos por um prato de lentilhas.

“Não sobreveio a vocês tentação que não fosse comum aos homens. E Deus é fiel; ele não permitirá que vocês sejam tentados além do que podem suportar. Mas, quando forem tentados, ele mesmo providenciará um escape, para que o possam suportar.”
1 Coríntios 10:13

Então,se você está passando por esse momento difícil, se estar no meio do deserto, não murmure, mas seja grato desde já a Deus pela oportunidade que Ele esta te dando de crescer espiritualmente antes de te abençoar.
Cada provação uma grande lição.
Por trás de cada lágrima uma grande provisão divina.
E ao nos perguntamos o motivo de Deus estar fazendo isso tudo, tenhamos em nossa mente somente uma coisa, nem mesmo as nossas perguntas ficarão sem resposta, mas tudo acontecerá no tempo do Senhor, pois Jesus disse a Pedro:

O que eu faço não o sabes tu agora, mas tu o saberás depois.
João 13:7

Descanse no Senhor, e que essas palavras sejam alimento para sua fé, pois logo Deus estará te tirando do deserto e te colocando em um lugar de honra, onde poderá glorificar o seu nome por suas bênçãos recebidas.

Que Deus os abençoe.


Sol Almeida

Nenhum comentário:

Postar um comentário